quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Vamos construir nossa horta??

A ideia de construir uma horta no CREIR é uma ideia antiga, mas este ano conseguimos colocar a proposta em prática!

O desenvolvimento das atividades anteriores da Jornada de Educação e Alimentação Nutricional contribuiu para mobilizar as crianças, os profissionais e os familiares para “colocar as mãos na massa” e plantar nossos próprios alimentos.

Sendo assim, a horta configura estratégia pedagógica de promoção de educação alimentar das crianças e da comunidade escolar como um todo, visando contribuir para o desenvolvimento de práticas alimentares mais nutritivas, saudáveis e ambientalmente sustentáveis. Compreende-se, ainda, que a participação das crianças na construção e manutenção da horta permite a integração criança-natureza, por meio do contato com a terra e seus elementos.

Inicialmente, reunimos os responsáveis representantes de turma para conversar a respeito da ideia, bem recebida pelo grupo. Téo, responsável de uma criança do grupamento de 3 anos, trabalha com permacultura e contribuiu com seu know-how, orientando-nos acerca do espaço na unidade mais adequado para a horta, dos insumos necessários e dos alimentos a serem plantados (abóbora, abobrinha, aipim, cenoura, feijão verde e milho).

Um segundo movimento foi levar todas as turmas para uma visita a horta/pomar sediada no campus vizinho à unidade (Realengo II), a fim de conhecer o espaço e mobilizar o interesse pela criação de nossa horta. Na oportunidade, as crianças puderam conversar com os jardineiros Ubirajara e Assis, coletando informações a respeito do plantio, manuseio dos materiais e irrigação, por exemplo.

Turma 31 visitou a horta de Realengo II

Jardineiro Ubirajara apresentou o espaço do pomar para a turma Melancia (46)

Alegria das crianças da turma 53!

Bananeiras do pomar

Turma Sorvete (43)

Crianças da turma Egito (42) observam a altura da bananeira
As crianças conheceram a cana de açúcar...

Turma 52 descobriu a parreira em Realengo II

Que folhinha diferente!?


Prof. André, de Realengo II, entrou na brincadeira e levantou Esther, que descobriu...

Uvaaaaa de verdade!!

Outra etapa da ação foi a conversa acerca dos alimentos que serão plantados, assim como a experimentação de seus aromas, texturas e gostos, atividade que contou com a participação da nutricionista Alini. 

Degustação de milho verde

Abobrinha e cenoura

Curtindo o momento do almoço!

Os responsáveis de todas as turmas organizaram-se para adquirir os materiais para o início do plantio, que ocorreu em 23/09, sábado da Mostra Pedagógica do CREIR. 















Durante o evento, Teo e Daniela, responsáveis do Miguel (turma 32), convidaram Lara Angelo Oliveira, engenheira ambiental, para ensinar como fazer e cuidar da compostagem. A oficina de preparação de composteiras para cada sala ocorreu com a participação das crianças e das famílias. 






Agora, temos como desafio manter a manutenção da horta a longo prazo. Para isso, constituiremos uma equipe formada por professores, funcionários e responsáveis interessados no projeto, compondo um cronograma de cuidado do espaço. Afinal, uma horta é feita a muitas mãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário