terça-feira, 26 de setembro de 2017

Vamos conhecer? Curtas-metragens da turma Melancia (46)

A Turma Melancia iniciou o ano sendo acompanhada pelas Professoras Amanda e Fernanda (que posteriormente foi transferida para outra turma), contando também com a participação do estagiário Leonardo. Uma das atividades de acolhimento das crianças foi a visita aos espaços da nossa escola. No dia da visita, Leonardo levou uma câmera e um tripé para registrar os momentos vivenciados. Diante deste recurso, as crianças da turma demonstraram curiosidade e interesse em conhecê-lo e explorar suas possibilidades. Assim, elas puderam interagir de diferentes formas com o equipamento, filmando e sendo filmadas, o que resultou em quatro filmes curtas-metragens, que exibimos para o grupo.
  Com o material editado em mãos, inscrevemos os curtas na 12ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (http://www.cineop.com.br) e, coletivamente, decidimos realizar uma sessão de estreia dos filmes, aberta somente às famílias. Confeccionamos materiais, preparamos o espaço, criamos setores  e escolhemos quem ocuparia funções nestes espaços. Após este momento inicial, as crianças se juntaram às famílias e todos assistiram, aplaudiram e foram comunicados sobre a inscrição dos filmes no evento. Foi um momento de grande importância para as crianças que foram reconhecidas e valorizadas por algo que fizeram.
Os filmes foram selecionados pela comissão organizadora do evento e exibidos no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, despertando encantamento e interesse em todos que assistiram. A professora Amanda e o estagiário Leonardo representaram a escola no CINEOP e participaram de um debate com a platéia, quando puderam não só compartilhar a experiência, bem como conhecer o contexto em que outros filmes apresentados foram produzidos. Após o evento, as crianças assistiram fotos e vídeos do que ocorreu em Ouro Preto.











E agora, que tal assistirem aos vídeos produzidos?

POSSO FILMAR?
Nas mãos de um adulto ou de uma criança, afinal, com quem estará a câmera? Inventar mundos e compartilhar ideias são desafios da Educação Infantil.
 Neste filme, Educação e Cinema caminham lado a lado nos espaços do Colégio Pedro II.




PLANOS DO DIA: ENTRE TRAÇOS E SONS
Nos primeiros dias na escola, crianças da Educação Infantil do Colégio Pedro II conhecem espaços e experimentam suas possibilidades, explorando cantos
 e materiais de uma maneira particular e encantadora.




46.SOHLO

Curiosos, cativantes, contagiantes,
 alegres, questionadores... Os olhares das crianças da Turma 46 do CP2 nos transportam a um universo de exploração e descobertas, que percorrem a cada dia um mundo novo e singular. Permitam-se observar as lentes destas/es personagens e imaginar seus pensamentos.




SEGUE O CAIO...
O que uma criança faz numa escola de Educação Infantil? Brinca? Desenha? Conversa? Neste vídeo, conhecemos um pouco do dia de uma criança do Colégio
 Pedro II sob a ótica infantil, que nos transporta para seu lugar, nos fazendo atentar para brincadeiras, posturas, conversas, olhares...


Esperamos que tenham curtido!
Abraços :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário