terça-feira, 24 de outubro de 2017

Etapa 5 da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional - Agricultura familiar

O Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II, segue a todo o vapor na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, cujo tema de outubro versa sobre a agricultura familiar na escola.

Desde a concretização do plantio da nossa horta, que contou com a participação de muitas crianças e responsáveis, ampliou-se a compreensão de que plantar e se alimentar dos alimentos cultivados coletivamente assume significado positivo e afetivo para as crianças. Por outro lado, reconheceu-se a importância de estreitar as relações com os produtores de agricultura familiar da Zona Oeste, região em que nossa escola está localizada.

A Zona Oeste é considerada importante “berço” da Agroecologia Carioca. Descobriu-se que os alimentos agrícolas distribuídos em toda a cidade são, em grande medida, provenientes de bairros da região, como Campo Grande, Vargem Grande e Guaratiba.

A ação desenvolvida nesta etapa teve por objetivo valorizar o consumo de alimentos agroecológicos; privilegiar os produtos da região, a agricultura local e os alimentos da época; e contribuir para a promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável.

Mobilizamos a comunidade escolar com a presença dos produtores de agricultura orgânica e familiar, Vanessa e seus pais, Maurício e Rose, do Quintal da Vanessa[1]. Alini, nutricionista do Colégio Pedro II, conheceu o grupo durante a sua participação no evento Semana da Alimentação Carioca e Programa Nacional de Alimentação Escolar. Naquela oportunidade, fez contato com Vanessa, que se disponibilizou a realizar uma roda de conversa com a comunidade escolar sobre agroecologia e a expor os produtos cultivados em Campo Grande.

Divulgou-se o evento para as famílias e profissionais da escola, por meio de folder informativo sobre Agroecologia, elaborado pela equipe gestora do CREIR. No dia da visita do Quintal da Vanessa, as crianças puderam conversar com os produtores, manusear os alimentos trazidos e sentir suas texturas e cheiros. Muitas ficaram encantadas ao descobrir como é o alho e a cebola “da natureza”, ver o “orégano da pizza” fresquinho e as cenouras com suas ramas verdes!

 Crianças e professora Luci, da turma Maçã, investigam os cheiros e texturas das hortaliças

 Produtora Vanessa conversa com as crianças e professora Fernanda, da turma 53

As meninas da turma 53 descobriram que existem flores comestíveis!

A roda de conversa com as famílias e educadores, por sua vez, foi uma oportunidade de aprender sobre a agricultura familiar e orgânica e debater alguns mitos como o tamanho e o preço dos produtos orgânicos. Ressaltou-se, por outro lado, os valores nutricionais e econômicos do consumo desses produtos.

A roda de conversa “Agroecologia e alimentos orgânicos” reuniu responsáveis e profissionais do CREIR

Ao final do encontro, professores, funcionários e responsáveis puderam adquirir os alimentos apresentados. Esta iniciativa resultou em uma maior proximidade com as famílias e possibilitou um primeiro contato com produtores de agricultura familiar da região. Planejamos realizar regularmente uma feira orgânica, com a parceria do Campus Realengo II, nosso vizinho, que atende ao Ensino Fundamental e Médio, e ampliar a proposta de disseminação de práticas de educação alimentar e nutricional para todo o complexo de Realengo do Colégio Pedro II.

O desafio que persiste é a possibilidade de efetivação da compra de alimentos de agricultura familiar para a merenda escolar, projeto já em discussão pelo Colégio Pedro II. Espera-se que a iniciativa do CREIR na Jornada EAN favoreça a tomada de decisão em prol de uma alimentação mais saudável e sustentável!



[1] https://www.facebook.com/quintaldavanessa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário