terça-feira, 30 de maio de 2017

Relato de projeto 2016: Castelo do terror mal assombrado da turma 32

  Em uma roda de conversa onde as crianças estavam contando sobre sonhos, uma delas contou um pesadelo que ele teve à noite, mobilizando as demais para contar também seus sonhos assustadores. Conforme uma criança contava uma história, a outra criança misturava sua própria história com a outrora já narrada pelos amigos.
Assim, as professoras Renata e Denise resolveram criar uma história de terror coletiva da turma. Nesse movimento, a professora Wasti chegou e se juntou na roda de conversa com o grupo.  Quando acabaram de fazer a história, Wasti apresentou uma música assustadora: “A noite no Castelo”. Primeiro o título da história coletiva era A História de Terror do Castelo Mal-Assombrado. Depois das férias, o título passou a ser: O Castelo do Terror Mal-Assombrado.
Ao chegar à sala de música, Wasti pediu para que cada criança escolhesse um som para representar as cenas de medo que a nossa história apresentava. O grupo brincou com a música “A Noite no Castelo” e encenaram a histórica com  instrumentos musicais respectivos de cada cena. A história originou um livro ilustrado pelas crianças.
Renata e Denise sugeriram a encenação da história num teatro, mas as crianças quiseram fazer um filme. E, assim foi feito. Primeiro cada um escolheu seu personagem. Depois cada um confeccionou sua própria roupa a partir do TNT já cortado. Para a gravação, fizeram pintura no rosto caracterizando nossos personagens.
Durante todo o período de preparo do livro e do filme, as conversas e histórias foram permeadas por outras histórias de terror: ora dos livros infantis, ora da nossa própria imaginação.
Realizou-se o lançamento do filme com a presença dos responsáveis. Neste mesmo dia, as crianças autografavam seus livros para presentearem aos seus familiares.
A seguir, compartilhamos a história produzida com as crianças:

O CASTELO DO TERROR MAL-ASSOMBRADO
HISTÓRIA COLETIVA DA TURMA 32
Era uma vez um castelo assustador que tinha fantasminhas, bruxas e vampiros. De repente, acabou a luz! 
Daqui a pouco, uma menininha e um menininho entraram sozinhos no castelo.
E era uma noite muito escura.
Daqui a pouco, eles viram o fantasma, a bruxa e o vampiro.  Lá também tinha morcegos. Aí eles estavam com medo de abrir a porta porque a porta estava rangendo muito.
Aí tinha um montão de passarinhos voando e eles faziam um barulho esquisito. E tinha uma vez estranha no castelo.
Aí tinha um quadro falante que era a vó da bruxa.        
Aí tinha um montão de passarinhos voando e eles faziam um barulho esquisito. E tinha uma voz estranha no castelo. Aí tinha um quadro falante que era a vó da bruxa.
De repente, a bruxa abriu a porta e encontrou o menino. E o fantasma encontrou a menina.
E, tinha teia de aranha com muitas aranhas em todo o castelo.
O fantasma, a bruxa e o vampiro cercaram o menino e amenina numa gaiola em cima, no teto.
E, tirou sangue deles.
De repente, a mãe deles apareceu para salvá-los.
Ela os encontrou porque eles mandaram um bilhete pelos passarinhos. No bilhete estava escrito assim:
“Mãe, a gente tá aqui no castelo mal assombrado com fantasmas, bruxas e vampiros. Vem nos salvar.


E agora, com vocês, o filme de terror da 32!

Nenhum comentário:

Postar um comentário