quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Aconteceu... - A Festa da Cultura Popular

No dia 30 de julho, realizamos a II Festa da Cultura Popular. Foi um sábado muito agradável, que contou a participação das crianças, responsáveis, servidores e convidados. Tivemos barracas de brincadeiras, que agregaram manifestações populares e criadas pelas crianças.

 Iniciamos nossa manhã pela apresentação das turmas 31 e 33, que apresentaram um pout-pourri de cirandas com temática relacionada ao mar, representando os pescadores e marinheiros e embarcaram na jangada para uma viagem cheia de mistérios e alegrias!

A turma 21 trouxe Curupira, Iara, Boitatá, Mula sem cabeça, Boto cor de rosa, Cuca, Vitória Régia, Saci, Lobisomem, Caipora e Pisadeira, histórias e lendas que encantaram a turma 21, que a cada dia foi se envolvendo com os mistérios e poderes destes personagens.

O Galo da Madrugada veio com a turma 11 para animar a festa com seu refrão: “Ei pessoal, vem moçada! Carnaval começa no Galo da Madrugada”.

Em seguida, recebemos como convidados os Chorões do CP2, grupo composto por alunos de Realengo II, do Colégio Pedro II, sob supervisão do professor Renato.

As turmas 32 e 34 se envolveram em uma deliciosa brincadeira no qual reis e rainhas, príncipes e princesas, deuses e personagens da mitologia grega deram vida a este cenário brincante, com uma paródia da música Baile de Favela, com letra elaborada pelas próprias turmas.

As borboletas da turma 12 invadiram nosso pátio, com a apresentação de um pout pourri que incluiu as músicas “Borboleta pequenina”, “Rosa amarela”, “Beija flor voou”, e para finalizar, “Borboleta voou”.
O Tangolomango da turma 26 foi apresentado pelas crianças e retomou a brincadeira, contando características da turma, de sua rotina e de suas vivências.

Os responsáveis também participaram, animando a festa com a apresentação das músicas Baile na Roça e Asa Branca.

As turmas 23 e 24 compartilharam sua exploração da natureza e seu interesse por os seres fantásticos, em um musical que relacionou o girassol plantado e os personagens espetaculares de nosso folclore, como o Saci Pererê, o Curupira e a Mula sem cabeça.

O sonho da turma 22 tomou forma de versos, embalados pela melodia suave de um canto de sereia. Entre os sonhadores estão: aquele-que-se-machuca-em-toda-calçada; aquela-do-joelho-novinho-em-folha; aquele-que-gosta-de-festa-e-de-pipoca e também aquelas-meninas-de-cabelos-de-todos-os-tipos.

Um forró de flores e amores, apresentado pela turma 25, cantou amizade, as brincadeiras e o amor pela natureza vivenciados pelas crianças.


Encerrando nosso evento, os servidores chamaram todos os convidados para uma deliciosa quadrilha!

Em breve, colocaremos fotos desses momentos tão especiais!

Abraços :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário