terça-feira, 22 de setembro de 2015

Relatos de experiências - Conhecendo o Cacuriá do Maranhão

Em 2014, a turma 23 realizou o projeto Cultura Brasileira. Com o objetivo de ampliar o nosso conhecimento acerca das manifestações culturais do nosso país, apresentamos diferentes histórias e folguedos para nossas crianças. 
As cirandas de Tarituba, o Boi-Bumbá e o Cacuriá do Maranhão, inicialmente, estranhos, foram tomando conta do salão.  As músicas relacionadas a estas três brincadeiras / folguedos falavam de bichos, tema de grande interesse da turma, o que facilitou o encantamento pelo assunto.
Assim, viajamos do Rio ao Maranhão, de forma muito prazerosa, construindo animais de meias e jornal e usando cores e brilhos para enfeitá-los para o grande dia.




Enquanto aprendíamos os passos e as letras das músicas, aprendemos também a importância da responsabilidade de cada um para com o grupo, aprendemos a dar as mãos para novos amigos, enfim, aprendemos a nos divertir com o Cacuriá.
No dia da festa, estávamos todos prontos.  Jacarés e Jabutis na bandeira/estandarte e crianças e adultos prontos para gritar:  "Tô entrando”.  




A emoção foi grande e só quem viveu pode contar...

Professoras Renata Machado e Tatiana Freitas (Turma 23 - 2014)